Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 25 de abril de 2013

OGX

Boa tarde estimados leitores. Passei essa madrugada pesquisando os negócios da Lukoil desde sua criação em 1991. O Vagit Alekperov fundador e Presidente da empresa , em todas as operações de aquisição ele nunca confirmou o negócio antecipadamente. E são 122 aquisições nos últimos 22 anos. Ele não tem o perfil de "queimar cartucho" antes do tempo. No inicio do ano ele anunciou a compra da Samara-Nafta , depois de ter passado as ultimas 2 semanas anterior ao negócio negando qualquer interesse. Até para evitar possíveis transtornos com as instituições anti truste , reguladores de mercado e outros. Quanto menos problema melhor para os negócios, e isso inclui a especulação.

Se por ventura o negócio com a OGX se materializar, a Lukoil se torna a maior empresa de petróleo do mundo em termos de reservas de petróleo e gás comprovada a frente da Exxon Mobil. E o que ele precisa é exatamente o número que a OGX tem hoje. Isso mostra a dimensão do negócio que se acontecer , pode beneficiar tanto os Russos quanto a nós Brasileiros.

E acredito que quando a presidenta Dilma recebeu o primeiro ministro Russo Medvedev em fevereiro , na comitiva que estava presente o Sr Vagit , começaram ali a traçar o plano estratégico para a Lukoil. E depois novamente na cúpula dos Brics na Africa do Sul em março. Para a Lukoil ou qualquer outra empresa que esteja negociando uma proximidade com a OGX , é interessante a "proteção" do governo federal. O negócio se torna mais seguro para ambos os lados. Por isso é notório a irritação da Graça Foster em relação a OGX. Ao ponto de fazer "piadinhas" no encontro da FGV na ultima segunda, quando disse que "exploração de petróleo não é para qualquer um". E outras coisas que comentou , que não valem a pena tecer comentários. Pois não reflete o nível profissional que eu esperava da CEO da Petrobrás Graça Foster durante o encontro da FGV. Mas como bem diz o Zagallo: " Vão ter que me engolir", e o que a Dilma mandar ela tem que fazer... Ou bye bye... Pois o negócio é essencial para as relações Brasil e Rússia.

O negócio do meu ponto de vista está prosperando, o "boato" da possível compra de 40% da OGX, está dando uma bela alta nas ações da Lukoil (LKOD.IL) que sobem + 4,58% no pregão de hoje, já subiram ~ 20% na ultima semana. A OGX é um belíssimo negócio para eles. Lendo os comentários de analistas que acompanham os negócios da LKOD, é unânime o benefício estratégico que a OGX trás para seus negócios.

Eu hoje no twitter do jornalista Andrew Ross Sorkin, que é colunista econômico NYT e bem dizer o porta voz do SR Vagit , perguntei sobre o negócio OGX e Lukoil. E até agora nada... Ele tem na agenda um encontro com Vagit nesse final de semana, então vamos acompanhar o NYT e a Folha de S.Paulo em conjunto , pois podemos estar próximos a um furo de reportagem que tem grande valor cultural para os leitores do nosso Blog.


Em tempo... Tem uns 20 anos que eu não tomo um porre. Eu hoje comprei uma garrafa de vodka e coloquei ao lado do meu computador. E só vou abrir a garrafa quando sair a notícia do negócio materializado.
Espero que em breve, pois estou com muita sede de vodka.

Um comentário:

  1. HAHAHAHAHA ...... SENSACIONAL SILVINHO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir